4 dicas para descobrir e resolver vazamentos no banheiro

Vazamentos de água infelizmente são comuns e costumam trazer um grande prejuízo, seja financeiro, ambiental ou até estrutural. Há muitos casos em que os vazamentos são muito difíceis de perceber, portanto, é necessário estar sempre atento a qualquer indício e fazer checagens periódicas.

Em caso de vazamentos é sempre melhor chamar um profissional, porém, em casos de pequenos vazamentos, é possível encontra-los e fazer os devidos reparos. Conheça os cinco tipos de vazamentos mais comuns, como você pode identifica-los e o que fazer para que eles não voltem a te incomodar.

Vazamentos no chuveiro

Mesmo depois de fechado o chuveiro pode pingar esporadicamente ou até continuamente. A maneira mais simples de verificar é, logo depois que desligá-lo, deixar um balde embaixo. Caso depois de algumas horas o balde tenha acumulado água, o chuveiro está vazando. Esse é um vazamento fácil de resolver verificando as vedações do chuveiro e do registro, substituindo-o, se necessário.

Nas torneiras

Outro vazamento bem simples de solucionar é na torneira, basta verificar se ela está pingando ou com um fio de água. Você sabia que ao permitir que a torneira goteje, em média, você está desperdiçando aproximadamente 46 litros de água por dia? Caso seja detectado o vazamento, você pode optar por trocar a peça por inteiro ou apenas trocar a vedação da que você já tem.

No banheiro

Para os vasos sanitários com caixa acoplada a maneira mais fácil de se identificar um vazamento é pelo som. Abra a caixa e preste atenção se consegue ouvir algum som sibilante. Se ouvi-lo, há com certeza um vazamento na caixa. Faça uma verificação nos principais elementos para identificar onde está acontecendo o vazamento.

Para aqueles que possuem um vaso convencional existe um método pouco conhecido para verificar um vazamento: pegue borra de café, e jogue no vaso. Se estiver tudo certo a borra ficará depositada no fundo, mas se ela se movimentar, é um alerta de vazamento. Nesse caso, chamar um encanador é a forma mais rápida de resolver.

Para o restante do banheiro, não esqueça de sempre verificar o estado do silicone nas juntas do chuveiro e o sifão da pia. Tanto os tubos de PVC como as juntas de borracha podem ser danificados por entupimento ou também podem ser corroídos por alguns produtos de limpeza, como pastilhas de cloro.

Nos canos alimentados pela rede de distribuição

Primeiro, encha um copo com água e, em seguida, feche o registro de água principal, aquele que fica próximo ao hidrômetro. Agora, abra uma torneira alimentada diretamente pela rede, pode ser a da máquina de lavar roupa ou a do tanque. Feito isso, espere a água parar de sair. Coloque imediatamente o copo cheio de água na boca da torneira. Caso a água comece a desaparecer do copo pela torneira, pode ser que exista um vazamento no cano alimentado pela rede de água da sua casa.

Mais dicas em:
www.decorassentos.blog.br

Talvez você também goste

Confira as melhores combinações com os gabinetes da Decor Assentos

Qual a importância de adaptar o assento sanitário para idosos?

5 Dicas para combinar as cores dos acessórios com o restante do banheiro

Conheça as belas tampas de vaso sanitário decoradas da Decor Assentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *