Como acabar com a umidade em banheiros fechados

Paredes e pisos com umidade são um problema bem comum, principalmente na época do inverno. Mas saiba, a mudança climática não é a única causa desse incômodo: problemas estruturais também podem gerar um excesso de umidade. Por isso é importante saber identificar e remover a umidade das paredes. Quando não resolvidas, paredes úmidas podem gerar mofo e mais problemas estruturais.

O que causa e como identificar a umidade?

Um outro ponto agravante para que a umidade ocorra, além da baixa temperatura, são ambientes fechados, sem ventilação ou com pouca saída de ar. O banheiro e a cozinha costumam ser as áreas da casa mais suscetíveis à umidade. Eventualmente outros cômodos também podem apresentar problemas relacionados, principalmente em época de chuvas ou ainda devido a problemas no sistema de encanamento, por exemplo.

As principais formas de umidade podem ser classificadas em quatro grupos:

Umidade por infiltração: essa umidade vem do solo e do lençol freático, atingindo as paredes. É mais comum em subsolos, adegas, porões e outros ambientes abaixo do nível do solo.

Umidade por intemperismo: causada pela infiltração da água das chuvas em fissuras na estrutura ou devido a um mal projeto de escoamento das águas nos telhados e coberturas.

Umidade por condensação: é causada pelo vapor de locais como cozinhas e banheiros, que invade os ambientes, se impregna nas superfícies e deixa paredes e tetos mais escuros e manchados.

Umidade por capilaridade: capilaridade é a propriedade física que os fluidos têm de subir ou descer em “tubos” extremamente finos. Paredes e vigas são porosas, isto é, como se tivessem milhares de “pequenos tubos” dentro delas. Se a parede ou a viga estiverem diretamente ligadas ao solo, a capilaridade pode fazer a umidade subir até elas.

Ambientes bem ventilados e com luz solar

Se você ainda está na fase de concepção do projeto não esqueça de criar pontos de entrada de luz solar e ventilação adequados, esse fatores ajudarão sua obra a não sofrer problemas de umidade no futuro.

Argamassa impermeabilizante

Uma da maneira mais eficiente de diminuir a umidade em ambientes fechados é usar argamassa impermeabilizante. Esse material costuma ser indicado para casos de umidade por infiltrações ou capilaridades. A argamassa impermeabilizante deve entrar na parede. Portanto, se a umidade já estiver instalada, será preciso retirar o revestimento na área úmida e aplicar o produto na alvenaria, tanto faz se for em área externa ou interna.

Tinta impermeabilizante

As tintas impermeabilizantes são soluções acessíveis e econômicas, voltadas mais para prevenir e resolver problemas de umidade por intemperismo.

Apesar do valor da tinta impermeabilizante normalmente ultrapassar o preço de tintas premium, sendo até quatro vezes mais caras, ela é mais barata e simples que interferências mais profundas, evitando quebra-quebra.

Como limpar manchas de umidade existentes

Para manchas já existentes de umidade, a melhor dica é não deixar que elas se acumulem. Quanto maior ficarem as manchas, maior é quantidade de fungos, dificultando a remoção.

Limpar com uma esponja e produtos de limpeza gera apenas um resultado momentâneo. Para que a umidade desapareça, é necessário o uso de produtos específicos anti-mofo.

Com essas dicas, fica muito mais fácil cuidar da sua casa. A Decor Assentos entende de banheiros e lavabos. Conheça nossos produtos para deixar os seus ambientes ainda mais bonitos e funcionais.

Mais dicas em:
www.decorassentos.blog.br

Talvez você também goste

Confira as melhores combinações com os gabinetes da Decor Assentos

Qual a importância de adaptar o assento sanitário para idosos?

5 Dicas para combinar as cores dos acessórios com o restante do banheiro

Conheça as belas tampas de vaso sanitário decoradas da Decor Assentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *